Nos próximos dias 2 e 3 de março de 2023, o Instituto Superior de Administração e Línguas (ISAL) acolhe a 3.ª edição da Conferência Internacional “Think+ 2023 International Conference on Digital Economy, Tourism and Human Development”.

A organização do evento revela hoje o programa da conferência, que contempla sessões plenárias e paralelas, e reúne mais de uma dezena de prestigiados investigadores, professores universitários e profissionais das áreas do Turismo, da Economia e da Tecnologia.

A sessão inaugural, a decorrer no dia 2 de março pelas 19h00, contará com as intervenções da Vice-Diretora Geral do ISAL, Sancha de Campanella, do Presidente do Instituto Ibero-americano de Compliance (IIAC), Fabrizio Bon Vecchio, e do Diretor da Ponte Editora, Eduardo Leite – entidades parceiras do evento –, além da intervenção de um dos Chairs do evento, Diogo Goes, Diretor de Departamento de Ciências Humanas e Sociais, em representação do Comité de Organização.

A convite da organização, o Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, José Manuel Rodrigues, irá presidir à sessão solene de abertura. Nesta ocasião, irá proferir uma alocução sobre a importância da promoção da democracia participada junto dos jovens, para a efetivação dos direitos humanos e para o desenvolvimento sustentável, temáticas relacionadas com o evento.

A sessão solene de abertura conta ainda com a presença do Ministro do Ensino Superior e da Investigação Científica da República da Guiné-Bissau, Professor Doutor Timóteo Saba M’bunde, que debruçar-se-á sobre políticas externas de cooperação em ciência como instrumentos para o desenvolvimento humano sustentável.

No âmbito do primeiro painel, sob a moderação de Diogo Goes, serão abordadas temáticas como a conformidade e os criptoativos, a ESG e governança, o compliance no setor hoteleiro e a proteção da inovação no processo de internacionalização das empresas.

A 3 de março, pelas 19h00, decorre a sessão de encerramento, com intervenções de membros do Comité de Direção e do Comité de Organização. Segue-se o segundo painel da conferência, moderado por Eduardo Alves, Diretor de Departamento de Direito do ISAL. Sob a sua moderação, os investigadores debruçar-se-ão sobre a inteligência artificial enquanto vantagem competitiva para o empreendedorismo digital, os desafios da inteligência artificial no processo judicial, a ESG e o mundo digital, o desenvolvimento humano, o turismo e a sustentabilidade e, por fim, a importância da baleação na economia familiar dos povos ilhéus portugueses entre os séculos XIX e XXI.

O segundo dia do evento termina com a apresentação dos trabalhos de investigação aprovados pela Comissão Científica da conferência, no âmbito de sessões paralelas, sob a moderação de Andreia Carvalho, Diretora do Departamento de Línguas do ISAL.

À semelhança das edições passadas, o evento decorrerá em regime híbrido no auditório do ISAL, entidade organizadora do evento, com transmissão na plataforma Zoom.