Enquadramento

Os Recursos Humanos são tratados pela Ponteditora como “O Valor Acrescentado”. A admissão de um novo trabalhador pela Ponteditora ocorre sempre que a atividade aumente ou a substituição se justifique. O processo de integração faz-se através do envolvimento em projetos existentes, inserindo os recrutados em equipas de trabalho que garantam a regularidade e a consistência da atividade, sem quebras de produtividade. Até à integração plena do trabalhador, é feita a passagem gradual de conhecimentos técnicos dos projetos e dos valores da empresa, repetindo-se a metodologia nos recrutamentos seguintes.

Neste âmbito, a organização atua em respeito pelos mais altos valores de ética e deontologia profissional, designadamente: i) o compromisso com a igualdade de oportunidades dadas aos seus trabalhadores, independentemente das suas crenças filosóficas e opções individuais de intervenção social, tanto a nível regional, como nacional. ii) o respeito pela legislação laboral em todas as suas vertentes, dando especial atenção os normativos nacionais e internacionais, no que concerne ao recrutamento, designadamente as condições de acesso em igualdade de género e a não discriminação, por tratar-se de uma questão fundamental de direitos humanos e uma condição ímpar de justiça social.

Com efeito, devem ser garantidas as mesmas condições de tratamento e oportunidades de direitos e deveres em todas as áreas de acesso à educação, formação, emprego e promoção de carreira profissional, na medida em que são imperativas no combate às desigualdades sociais, geradoras de, eventuais, segregações e tensões sociais.

Desta forma, a Ponteditora apresenta-se à comunidade, clientes, fornecedores e demais parceiros da forma seguinte: i) transparente e objetiva nos seus critérios de seleção e recrutamento. ii) intransigente quanto ao comportamento ético e moral no desenvolvimento sustentável e consistente da organização empresarial. iii) em conformidade com a legislação e normas de conduta nacionais e internacionais aplicáveis, tendo responsabilidade social no pleno exercício das funções económicas, ambientais e sociais da empresa.

Princípios Orientadores

Na Ponteditora, a Gestão dos Recursos Humanos é caracterizada pela competência técnica, resultante das formações académica e profissional, bem como pelas qualidades pessoais, por forma a elevar ao máximo o capital humano.

Neste sentido, para selecionar e recrutar os melhores quadros disponíveis no mercado, a estratégia de recrutamento da Ponteditora assenta na seleção de profissionais qualificados, com vista à prestação de serviços de excelência aos seus clientes e na formação de parcerias sólidas, na base de relações de confiança e comprometimento com organizações de ideais comuns. Para o efeito, a Ponteditora adota critérios de seleção baseados na não discriminação de género, idade, cultura, religião, deficiência e orientação sexual; Promove a igualdade de oportunidades com base na legislação em vigor e na persecução dos princípios seguintes:

  • Reconhecer o potencial humano, como o recurso estratégico mais importante para o desenvolvimento e sucesso organizacional;

  • Alcançar igualdade de tratamento e de oportunidades entre homens e mulheres;

  • Eliminar eventuais discriminações;

  • Não tolerar qualquer conduta, física, verbal ou não verbal, que afete a dignidade dos trabalhadores no seio da organização;

  • Envolver e comprometer todos os colaboradores nos projetos em desenvolvimento ou a serem desenvolvidos;

  • Formar e profissionalizar os trabalhadores para que estes realizem o seu pleno potencial;

  • Facilitar a conciliação da vida pessoal, familiar e profissional;

  • Oferecer as condições favoráveis ao desenvolvimento de um ambiente de trabalho estável, aprazível e seguro, onde se deseje permanecer;

  • Integrar os novos trabalhadores de forma gradual e segura, criando laços duradouros;

  • Garantir a discrição e confidencialidade no tratamento de dados pessoais e organizacionais.

Critérios de Avaliação e Seleção

A seleção e recrutamento de recursos humanos procura aferir as condições pessoais e profissionais dos candidatos para a função e o seu enquadramento na organização, considerando as competências, ponderações e os métodos de avaliação seguintes:

Competência Ponderação Método de Avaliação
Formação Académica 40% Análise documental – diplomas e certificados. Mérito das classificações obtidas e das instituições de acolhimento.
Experiência Profissional 30% Análise documental e comunicação com as entidades patronais anteriores – cartas de recomendação, mensagens de e-mail a ex-colegas e superiores hierárquicos.
Valor Intrínseco do Candidato 30% Entrevista – convite à apresentação de relatos da vida e experiências pessoais, como viagens, missões, ações de voluntariado, entre outros. Análise da individualidade e do contributo para o bem comum.