Decorre hoje, pelas 19h00, a sessão de encerramento da 3.ª edição da Conferência Internacional “Think+ 2023 International Conference on Digital Economy, Tourism and Human Development”, organizada pelo Instituto Superior de Administração e Línguas (ISAL), em parceria com o Instituo Ibero-americano de Complicance (IIAC) e a Ponte Editora.

No dia de ontem, decorreu a sessão de abertura solene do evento, marcada pelos discursos do Presidente da Assembleia Legislativa Regional, José Manuel de Sousa Rodrigues, e do Diretor de Departamento de Sistemas de Informação e Novas Tecnologias da Câmara Municipal do Funchal, César Rosa.

No seu discurso, José Manuel Rodrigues destacou a importância de incutir uma cultura de meritocracia e promover uma democracia participada para a efetivação dos direitos humanos e para o desenvolvimento sustentável. César Rosa, por sua vez, deu destaque à inovação digital e à criatividade no desenvolvimento de smart cities.

No âmbito da sessão inaugural, as intervenções da Vice-Diretora Geral do ISAL, Sancha de Campanella, do Presidente do Instituto Ibero-americano de Compliance, Fabrizio Bon Vecchio, e do Diretor da Ponte Editora, Eduardo Leite, destacaram a importância de estabelecer sinergias que permitem a partilha de conhecimento científico com a comunidade.

No primeiro painel, sob a moderação de Diogo Goes, Diretor do Departamento de Ciências Humanas e Sociais do ISAL, investigadores internacionais abordaram temáticas como a conformidade e os criptoativos, a ESG e governança, o compliance no setor hoteleiro e a proteção da inovação no processo de internacionalização das empresas. 

Segue-se hoje o segundo painel da conferência, moderado por Eduardo Alves, Diretor de Departamento de Direito do ISAL. Sob a sua moderação, os investigadores promoverão o debate sobre a inteligência artificial enquanto vantagem competitiva para o empreendedorismo digital, os desafios da inteligência artificial no processo judicial, a ESG e o mundo digital, o desenvolvimento humano, o turismo e a sustentabilidade e a importância da baleação na economia familiar dos povos ilhéus portugueses entre os séculos XIX e XXI.

Ao fim do dia, o evento contará ainda com sessões paralelas, nas quais os investigadores apresentarão os seus mais recentes trabalhos de investigação.