A Ponteditora teve a sua génese, como editora, com a fundação do seu primeiro periódico, e3, Revista de Economia, Empresas e Empreendedores na CPLP, em 2015. O mercado onde se insere é um mercado amplo e de contínua expansão. A Ponteditora tem colocado o foco na expansão dos limites do conhecimento em língua portuguesa. Para o efeito, tem desenvolvido uma verdadeira comunidade global, multicultural e multidisciplinar, que tem procurado intervir e defender, juntos dos pares e da comunidade esse desígnio. Ou seja, contribuir para formar uma pátria de língua portuguesa tendo por base a ciência. Em 2018, já no Funchal, se estendeu a outras áreas do conhecimento com a fundação de novos periódicos, como a Herança, revista de história, património e cultura, a Naus, revista lusófona de estudos culturais e comunicacionais e, ainda, o J2 – jornal jurídico, para além do jornal diário de opinião e notícias da CPLP a Pátria – jornal da comunidade científica de língua portuguesa.
E3 – Revista de Economia Empresas e Empreendedores na CPLP
Sob o mote de Fernando Pessoa: “A minha pátria é a língua portuguesa”, a E3 foi fundada em primeiro lugar como uma publicação dedicada à divulgação da ciência em português, atuando no espaço lusófono e na comunidade dos países lusófonos. Abre-se agora a mundos noticiosos e novos caminhos, reforçando a sua missão de longo prazo de colher e divulgar conhecimento e aproximar os investigadores e as comunidades científicas.
A linha editorial da e3 publica textos inéditos dedicados à investigação científica e centra-se na área dos Educação Empresarial, Negócios, Tecnologias, Matemática & Estatística, Empreendedorismo & Sustentabilidade, Finanças e Contabilidade, Liderança & Gestão, Marketing & Comunicação, Estratégia & Desenvolvimento.
Publicada duas vezes por ano, oferece acesso aberto, imediato e gratuito ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que o conhecimento científico está livremente disponível com base na responsabilidade científica, social e transferência de conhecimento para a sociedade.
14 artigos científicos publicados em 2021
Origem: Brasil, Angola, Moçambique e Portugal
Mais de 30 indexações
Mais 30 elementos do CC
Mais de 70.000 consultas dos artigos publicados
1 número especial publicado
A Herança – Revista de História, Património e Cultura
A Herança – Revista de História, Património e Cultura é uma revista semestral dedicada à pluralidade de temas que envolvem a História, o Património e a Cultura. Abrangerá as várias vertentes do conhecimento com especial relevo para a História, Arqueologia, Arquitetura, História da Arte, Teoria da Arte, Museologia e Museografia, Estudos Curatoriais, Inventário e salvaguarda do Património, Ciências do Património, Conservação e Restauro, Gestão e Estudos da Cultura e Turismo Cultural. Com a finalidade de divulgar estudos apoiados em perspetivas alargadas e pluridisciplinares, que se destaquem pela sua qualidade e originalidade, os artigos científicos serão publicados em português ou inglês, destinados a investigadores e profissionais da área das Ciências Sociais e Humanas em Portugal, na CPLP e na Diáspora de língua portuguesa.
12 artigos científicos e 6 resenhas publicados em 2021
Origem: Brasil e Portugal
Mais de 15 indexações
Mais 40 elementos do CC
Mais de 9.000 consultas dos artigos publicados
Revista SCOPUS
J² – Jornal Jurídico
O J2 – Jornal Jurídico é uma publicação académica semestral, tendo por missão a divulgação de trabalhos científicos da área do Direito, sendo transversal às diversas áreas que o integram, numa vertente metodológica crítica e progressista, bem como de pesquisas interdisciplinares e correlacionadas com o campo jurídico, sempre na perspetiva de divulgar ao mais alto nível a língua portuguesa na CPLP.
17 artigos científicos publicados em 2021
Origem: Brasil e Portugal
8 indexações
15 elementos da equipa editorial
Mais de 7.000 consultas dos artigos publicados
JIM – Jornal de Investigação Médica
O JIM – Jornal de Investigação Médica, é uma publicação académica semestral, tendo por missão a divulgação e publicação de trabalhos científicos originais e de revisão na área das boas práticas em saúde, numa perspetiva e visão biopsicossocial, humanizadora que integra o conceito alargado da saúde e do bem-estar, estimulando a divulgação de boas práticas nacionais e internacionais. Visa também a recolha e disseminação ampla de contributos promotores de reflexão, desenvolvimento, compreensão, construção, implementação e monitorização de boas práticas em saúde.
13 artigos científicos e 6 resenhas publicados em 2021
Origem: Brasil e Portugal
4 indexações
20 elementos na equipa editorial
Mais de 9.000 consultas dos artigos publicados
Contribua para o desenvolvimento da ciência em português.
Deixe-nos a sua questão, responderemos em 24 horas.