Justificação, posicionamento e atuação da Ponteditora no mercado editorial científico de língua portuguesa
A Ponteditora procura posicionar-se no mercado de forma ultrapassar algumas das limitações mais evidentes do mercado editorial científico em língua portuguesa, a saber:
A realidade do mercado editorial científico de língua portuguesa evidencia falta de programação, acrescida de uma execução precária e, com frequência, excluída do aval científico.
Na Ponteditora, procuramos desenvolver um plano anual de atividades, concebido a partir do estabelecimento de relações de parceria e filiações com organizações congéneres nacionais e estrangeiras, prevendo a participação em feiras de especialidade e outros encontros de caráter técnico e científico. As publicações da Ponteditora serão, numa primeira fase, avaliadas pelo secretariado, mas terão sempre o aval científico de dois editores independentes, e de um terceiro no caso de empate, como garantia de qualidade, salvaguardando, em primeira instância o autor e, obviamente, a editora.
O setor tem revelado dificuldades na identificação de novas ideias e relutância no lançamento de novos autores.
Na Ponteditora, procuramos o conhecimento através do conhecimento, independentemente de onde se encontre e de quem o está a desenvolver, desde que contribua para o progresso tecnológico e para a melhoria das condições de vida das pessoas.
A precariedade de prémios promovidos especificamente por editoras científicas e inseridos em estratégias mais amplas de consagração dos autores de língua portuguesa, no mercado da CPLP e Diáspora, potencializando o seu reconhecimento internacional.
A Ponteditora está a estudar a atribuição de um prémio científico próprio, com o objetivo de estimular a escrita em língua portuguesa e distinguir a qualidade. O prémio terá o aval de um júri internacional, composto por organizações e pessoas de mérito científico reconhecido.
A edição técnica e científica em língua portuguesa é limitada pela distribuição. Constata-se, na prática, uma ausência da grande circulação das edições de livros publicados por universidades de língua portuguesa, arredadas, normalmente, pela distribuição de caráter comercial e, frequentemente, encerradas em redes de difusão do livro muito reduzidas.
A Ponteditora pretende desenvolver estratégias próprias de contribuição para o aparecimento de distribuidoras especializadas em livros técnicos e, simultaneamente, despertar o interesse nas editoras comerciais para distribuição internacional.
O mercado editorial técnico e científico de língua portuguesa é deficitário e gerador de crescimento exponencial, considerando a CPLP e a Diáspora.
Desde o século XV, a língua portuguesa tem vindo a crescer exponencialmente, ascendendo, atualmente, a cerca de 260 milhões de falantes, entre nativos e oficiais. No conjunto da CPLP, o mercado representa cerca de 3,7% da população mundial e detém, aproximadamente, 4% da riqueza global dispersa pelos cinco continentes, o que só encontra paralelo na língua inglesa.
De acordo com dados da Unesco (2016), entre docentes, investigadores e alunos de ensino superior a comunidade científica ascende a cerca de 8 milhões de indivíduos.