A Ponteditora tem colocado o foco na expansão dos limites do conhecimento em língua portuguesa. Para o efeito, tem desenvolvido uma verdadeira comunidade global, multicultural e multidisciplinar, que tem procurado intervir e defender, juntos dos pares e da comunidade esse desígnio. Ou seja, contribuir para formar uma pátria de língua portuguesa tendo por base a ciência. Pretendemos contribuir para o conhecimento e desenvolvimento tecnológico difundido a investigação científica.

Sobre a ponteditora - séries de acesso aberto

A Ponteditora tem colocado o foco na expansão dos limites do conhecimento em língua portuguesa. Para o efeito, tem desenvolvido uma verdadeira comunidade global, multicultural e multidisciplinar, que tem procurado intervir e defender, juntos dos pares e da comunidade esse desígnio. Ou seja, contribuir para formar uma pátria de língua portuguesa tendo por base a ciência. Pretendemos contribuir para o conhecimento e desenvolvimento tecnológico difundido a investigação científica.

A Ponteditora – Séries de Acesso Aberto é uma plataforma privilegiada para investigadores/as jovens e seniores, bem como estudantes universitários/as e planeadores/as. Publica em língua portuguesa, assim como em inglês.

Oferece acesso aberto imediato e gratuito ao seu conteúdo, seguindo o princípio de disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico numa lógica de responsabilidade social científica e de transferência de conhecimento para a sociedade.

O controlo de qualidade dos manuscritos submetidos é efetuado pelas Editoras-chefes, pelos Editores-Adjuntos e pelo Conselho Científico, depois de, pelo menos, uma dupla, e cega, arbitragem por pares, ou pela revisão aberta por pares.

PROCESSO DE REVISÃO POR PARES DOS LIVROS CIENTÍFICOS E LIVROS DE ATAS

O objetivo da revisão é ajudar os/as autores/as a melhorar a qualidade de seus trabalhos, fornecendo revisões construtivas e em tempo razoável, preparadas por académicos experientes. A Ponteditora considera o processo de revisão como uma etapa fundamental para o aperfeiçoamento dos trabalhos, de forma que estes sejam lidos e citados com confiança. Por esse motivo, os revisores são incentivados a apresentar, além do parecer quanto à publicação, sugestões de melhoria quanto ao conteúdo e à forma do texto.

A Ponteditora compreende que os livros de atas podem publicar um número elevado de artigos, com um âmbito amplo criando volumes alargados. Não obstante do verificado, a Ponteditora incentiva a que sejam incluídos apenas trabalhos com elevada qualidade dignos de publicação.

A Ponteditora recomenda que o processo de revisão de submetidos à Ponteditora contemple as seguintes etapas:

  1. Triagem:

1.1 – Verificar se o manuscrito corresponde à área de especialização. Aceitar se a resposta for afirmativa.

1.2 – Existe algum potencial conflito de interesses. Rejeitar se a resposta for afirmativa.

1.3 – Dispõe de tempo para proceder à revisão? Aceitar se a resposta for afirmativa.

  1.   Relatório de revisão:

            Toda a informação que conste no manuscrito deve ser considerada confidencial e tratada dessa forma. A revisão deve ser objetiva e respeitar a confidencialidade dos autores. A identidade dos autores também é confidencial no processo de revisão cega por pares. A Ponteditora recomenda:

2.1 – Resumir o artigo num parágrafo que demonstra aos stakeholders que leu e compreendeu o trabalho. Deve fornecer instruções e sugestões específicas.

2.2 – Reconhecer se o manuscrito apresenta um acréscimo para o conhecimento científico.

2.3 – Em caso de suspeita de plágio, questões éticas, deverá informar o editor, juntamente com o maior número de informação.

2.4 – As sugestões devem ser neutras e contribuir para a melhoria do trabalho e não apresentar segundas intenções de diversas naturezas.    

O(s) a(s) revisor(s) revisora(s) devem declarar qualquer potencial conflito de interesse durante o envio do seu relatório de revisão. Devem informar o editor quando forem solicitadas as revisões e, se necessário, desqualificarem-se para o envolvimento na avaliação do manuscrito.

  1.   Decisão

A Ponteditora recomenda que editor faça uma triagem para verificar se os manuscritos:

  1. se enquadram no âmbito do evento e têm qualidade suficiente.
  2. cumprem os requisitos formais.

O editor decide, com base na informação dos revisores se aceita ou rejeita os manuscritos. A Ponteditora não participa neste processo de decisão.

Critérios mínimos

A Ponteditora recomenda que os manuscritos sejam avaliados nos seguintes critérios mínimos: Estrutura, Conteúdo e Referências

  1. Revisão da estrutura

O manuscrito deve conter: título (Português e Inglês), resumo (Português e Inglês), palavras-chave (Português e Inglês), Introdução, Metodologia, Resultados, Discussão e Conclusão.

Poderá considerar útil:

Por norma, cada editora tem a sua estrutura definida sendo fácil adaptação do estudo a essa estrutura.

O RESUMO: o resumo deve conter informações que permitam despoletar interesse no/s leitor/es para o ler/em na íntegra. O resumo não é para introduzir o tema nem a descrição das atividades realizadas. Deve ser esclarecedor por si só, não fazendo referências ao corpo do trabalho nem conter citações ou referências bibliográficas. Deve-se evitar uso de abreviações e símbolos. O resumo deve indicar o problema, justificar o porquê de ser um problema, uma frase que apresente a solução para o problema e capte atenção do/s leitor/es. Por fim, deve explicar como a solução é solução.

A INTRODUÇÃO: numa primeira fase deve procurar explicar a importância do tema. De seguida deve-se procurar na literatura se existe algo que responda ao ponto de partida e o que há de momento sobre o tema. Deve-se então ver que soluções são válidas na atualidade para o problema em si. Com isto por base, deve expor qual a solução apresentada e, por fim, a conclusão deve coincidir com a justificação do tema.

CORPO DO TRABALHO: no corpo do trabalho deve-se descrever o problema a ser resolvido. O porquê da situação ser considerada de relevo e o porquê de ser importante resolvê-la. De seguida deve-se descrever a solução, o que foi feito para a resolução do problema, descrevendo a metodologia usada.

Após a metodologia descrita deve-se apresentar os resultados, fazendo prova do que foi descrito anteriormente. Deve-se verificar o que já existe e comparar com os resultados obtidos, evidenciando-se qual o contributo do artigo.

CONCLUSÃO: deve-se apresentar as conclusões que se retiraram com o estudo. A conclusão deve responder ao tema abordado na introdução. Deve-se verificar o que a literatura concluiu e o que o estudo permite concluir. Se vai de encontro ou contesta o que já existe. Nesta fase deve-se apresentar as limitações que foram sentidas aquando do desenvolvimento do mesmo. A conclusão deve ser percetível mesmo para quem não leu o corpo do artigo. Quando alguém se interessa por um artigo, lê o título, o resumo e a conclusão. Se lhe agradar, lê o corpo do texto.

Se usar algum termo na conclusão que tenha sido apenas usado no corpo do trabalho o/s leitor/es fica/m sem perceber. Se a conclusão for estimulante o/s leitor/es vai/ão ter interesse no corpo do trabalho, vai/ão querer saber como se chegou àquela conclusão, se se usou um software próprio, qual a amostra e metodologia usada.

  1. Revisão do Conteúdo

A revisão deverá ter em conta qual o contributo do manuscrito para o conhecimento científico.

Deverá considerar se:

  • O manuscrito enquadra-se no âmbito da revista?
  • O texto está claro, conciso e acessível?
  • O título, resumo e palavras-chave revelam os pontos-chave do seu manuscrito, e não ultrapassa o limite de palavras?
  • Tem autorizações escritas para a reprodução de figuras e quadros que estejam sob direitos de autor?
  1. Referências

As referências usadas podem depender da natureza do manuscrito. No entanto deve-se considerar se:

  • São adequadas para o tópico?
  • Se a variedade das referências e idade são adequadas?
  • Se as referências são uteis no contexto do manuscrito?

A Ponteditora reconhece a importância do contributo do revisor no processo de revisão por pares. Assim, incentivamos os revisores a se inscreverem na Publons (ao criar o perfil nesta plataforma de reconhecimento dos revisores poderá adicionar os registos de revisão verificados como um output científico mensurável) e ORCID (consegue dar permissão para que esta plataforma extraia automaticamente o seu histórico de revisão para o seu perfil ORCID) por forma a aumentar a sua notoriedade científica.

Política de Acesso Aberto

Ponteditora – Séries de Acesso Aberto é uma publicação científica de Acesso Aberto Imediato e Gratuito através da Internet, podendo assim ser consultada sem restrições. Isto é, qualquer utilizador pode livremente, sem custos, aceder em qualquer momento e sem quaisquer restrições de conteúdo em formato eletrónico. A Ponteditora permite, ainda, a pesquisa e reutilização do conteúdo, tanto manualmente, como com recurso a instrumentos automáticos, sendo que a reutilização deve ser objeto de correta atribuição de autoria e origem.

FICHA TÉCNICA

Propriedade: Ponte Editora, Sociedade Unipessoal, Lda.

 Apoios: nada a declarar