A credibilidade de uma editora depende dos valores que norteiam a sua atuação no mercado e da relação de confiança estabelecida com os autores e os leitores. Neste sentido, a Ponteditora adota uma postura de mercado assente nos valores seguintes:

I – Justiça no tratamento e apreciação dos manuscritos

Equidade na apreciação e tratamento minucioso de todos os manuscritos, livre de qualquer preconceito racial, social, linguístico, religioso ou cultural, entre outros. Para aumentar a fiabilidade e segurança dos procedimentos, são requeridas avaliações cegas, recorrendo a avaliadores portadores de currículos relevantes no domínio de conhecimento dos manuscritos propostos.

Emissão de pareceres completos que evidenciem claramente os aspetos que fundamentam as opiniões dos revisores. No caso de aceitação, podem ser, ainda, colocadas à consideração dos autores eventuais melhorias, considerando uma maior experiência comercial do mercado livreiro, por forma a contribuir para uma maior probabilidade de sucesso editorial.

Já no caso de pareceres desfavoráveis à publicação e respetiva rejeição do manuscrito, serão claramente identificadas as principais debilidades do texto.

II – Liberdade de apreciação do conteúdo dos manuscritos

Livre e independente face à política, religião e economia. A linha editorial centra-se no conhecimento, aberta a inovar, relativamente aos paradigmas instituídos.

III – Competência e adequação dos revisores

Os revisores são designados em função da formação académica, experiência e competência profissional. No seu conjunto, os revisores devem evidenciar aptidões acima da média para reverem e se pronunciarem sobre os manuscritos submetidos. Não obstante uma seleção prévia dos revisores, estes podem declinar o convite à avaliação do manuscrito, caso não se sintam, por alguma razão, habilitados a reverem o texto.

IV – Identificação dos revisores e editores como factor de transparência no processo de revisão e decisão

Os revisores, bem como o editor responsável pela decisão final, são identificados no parecer, seja favorável ou desfavorável à publicação do manuscrito. As decisões estão sujeitas a opiniões contrárias, mas não admitem recurso.

V – Revisão, edição e publicação dentro dos prazos previamente estabelecidos entre a editora e os autores

Cumprimento escrupuloso dos prazos de revisão, edição e publicação dos manuscritos. Atrasos devem ser devidamente justificados, sob pena de alteração do revisor e eliminação da lista para revisões futuras.

VI – Emissão de pareceres construtivos

Os revisores e editores comunicam sempre as suas decisões, de forma construtiva, motivando os autores a continuarem a escrever.